A estratégia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de transformar o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) num hub de bioeconomia deu mais um passo importante na última segunda-feira (25), com o lançamento de edital destinado à hospedagem de startups da área de bionegócios nas instalações do Centro. A iniciativa faz parte do programa CBA Open, que oferece às instituições espaços voltados à pesquisa, inovação, desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
LEIA TAMBÉM: Codam aprova R$ 1,3 bilhão em investimentos para o Polo Industrial de Manaus
O edital completo pode ser conferido aqui.
“O CBA Open é um passo fundamental para transformar o Centro num Hub de bioeconomia, compartilhando as suas instalações, a infraestrutura laboratorial, o centro de produção e a planta industrial num grande ambiente de integração e de inovação entre empresas, gerando produtos e negócios a partir da biodiversidade da Amazônia”, detalhou o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg.
“Com essa iniciativa, startups poderão se hospedar no CBA e desenvolver projetos que valorizem a biodiversidade amazônica, gerando produtos e serviços inovadores para setores como cosméticos, fármacos e agricultura”, destacou o diretor-geral do CBA, Marcio Miranda. “Mais do que laboratórios, o CBA busca ser um impulsionador de novos bionegócios, consolidando sua atuação como um centro de inovação voltado à bioeconomia”, complementou.
Para participar, é preciso que as propostas sejam apresentadas por pessoas jurídicas (startups) com um plano de negócios alinhado aos objetivos gerais do programa CBA Open. Os candidatos aprovados terão direito, de forma onerosa, à utilização da infraestrutura física e laboratorial do CBA por meio de espaços de uso privado ou compartilhado. As condições serão definidas mediante instrumento contratual celebrado após o processo seletivo, compreendendo a cessão, em caráter temporário, do direito de uso de área física.
O período de permanência será, no mínimo, de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado mediante análise do progresso e desenvolvimento, cumprimento das obrigações previstas e apresentação de um planejamento de atividades para o período seguinte, com demonstração de benefícios para ambas as partes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 16 de dezembro de 2024.
Sobre o CBA Open
O CBA Open consiste na promoção de espaços onde cientistas, pesquisadores e empreendedores colaborem, testem suas ideias e transformem conceitos inovadores em bionegócios, viabilizando a produção em escala de novos produtos com tecnologia de ponta e os recursos necessários.
*Com informações da assessoria
Foto: Robervaldo Rocha