Caso Santa Júlia: hospital conclui investigação interna sobre morte de menino de 6 anos

O Hospital Santa Júlia concluiu as investigações internas sobre a morte do menino Benício Xavier de Freitas, 6, ocorrido no último dia 23, na unidade particular de saúde localizada em Manaus. O resultado será encaminhado à Polícia Civil do Amazonas, que instaurou inquérito para analisar o caso após denúncia de erro médico formalizada pela família do paciente. Segundo os pais do menor, a criança recebeu adrenalina intravenosa por engano, quando a indicação era a aplicação do medicamento por inalação. Benéfico teve seis paradas cardiorrespiratórias antes de morrer.

À imprensa, Bruno Freitas e Joyce Xavier, pais da criança, afirmam que Benício deu entrada no hospital, no sábado, com tosse e suspeita de laringite. A médica que atendeu a criança prescreveu lavagem nasal, soro, xarope e três doses de adrenalina intravenosa de 3 ml a cada 30 minutos.

Leia também: Grávida denuncia erro médico após ser informada de falso óbito fetal em maternidade da Prefeitura de Manaus

De acordo com o pai, após receber a medicação, Benício apresentou palidez, relatou dores no coração e em seguida foi atendido com parada cardíaca. Ele afirma que a técnica de enfermagem que administrou a adrenalina afirmou que nunca a havia aplicado de forma intravenosa em crianças. Além disso, alegou que uma médica que estava no plantão disse que a adrenalina deveria ter sido administrada por inalação.

A família denunciou o caso à Polícia. O Conselho Regional de Medicina também apura o caso e, como de praxe, não comentou detalhes, por se tratar de uma investigação sigilosa.

Hospital se pronuncia

O Hospital Santa Júlia informou que concluiu a investigação interna feia pela Comissão de Óbito e Segurança do Paciente.

Segundo o hospital, a médica e a técnica de enfermagem, responsáveis pelo atendimento, permanecem afastadas de suas atividades, conforme medida adotada durante o processo de apuração.

Todas as informações levantadas serão formalmente repassadas às autoridades competentes e à família.

“Reforçamos que desejamos conduzir todo o processo com total transparência, oferecendo apoio à família em tudo o que for necessário”, afirma um trecho da nota. Apesar disso, o hospital não revelou o resultado final.

Foto: arquivo pessoal

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!