Uma obra da artista amazonense Mady Benzecry foi escolhido pela primeira-dama, Janja, para decorar o Palácio do Planalto, em Brasília, durante o terceiro mandato do presidente Lula (PT).
Em post em suas redes sociais, a socióloga exibiu uma foto ao lado da obra, que ficará na entrada de seu gabinete institucional.
“Mais cores e brasilidade no Palácio do Planalto. Esta obra do artista amazonense Mady Benzecry, que retrata a força da ancestralidade feminina, está exposta agora, na entrada do meu gabinete. Inspiração para trabalhar muito pela valorização da cultura brasileira “, disse Janja, na legenda.
Mady Benzecry foi uma artista plástica e poetisa amazonense com grande destaque no meio artístico, especialmente entre as décadas de 1960 e 1980. Benzecry nasceu na capital, Manaus, em 19 de fevereiro de 1933.
Membro de família tradicional, de ascendência judaico-marroquina, ela estudou no tradicional Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Aos 30 anos, radicou-se no Rio de Janeiro, onde se fortaleceu no cenário artístico , ganhando projeção nacional. Ela morreu em 2003.
Foto: Cláudio kbene/Instagram Janja






