O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (9), que o governo federal deve concluir ainda em setembro um acordo definitivo para a pavimentação do trecho central da BR-319, considerado o mais crítico da rodovia. A estrada é a única ligação por terra dos estados de Roraima e Amazonas ao restante do País.
“A BR-319 precisa ser feita. Isso já esteve na minha mesa muitas vezes. É uma questão ambiental muito séria, é uma questão de pressão internacional. […] Eu penso que este mês ainda haverá um acordo definitivo. A gente vai fazer a BR-319”, dias Lula, em entrevista a uma emissora de TV local.
LEIA TAMBÉM: Justiça anula licença prévia para asfaltamento do trecho central da BR-319
O presidente reforçou que a obra será executada com responsabilidade e alinhada a ambientalistas , órgãos ambientais, governos estaduais e prefeituras. “Nós não podemos fazer uma rodovia e, dois meses depois, estar o desmatamento, os grileiros criando gado e plantando soja aonde não pode. Temos que manter a floresta intocável, para o bem da humanidade”, disse.
A BR-319 é o único acesso terrestre que liga Manaus (AM) e Boa Vista (RR) ao restante do país. Seu trecho central, de cerca de 400 quilômetros, encontra-se praticamente intrafegável há mais de 20 anos. Várias tentativas de dar início à recuperação da estrada fracassaram por falhas nos estudos obrigatórios para esse tipo de obra, apontadas por entidades ligadas ao meio ambiente e por determinações judiciais.
Um grupo, composto por membros de vários ministérios, trabalha, atualmente, para sanar as pendências.
Inauguração
Lula esteve em Manaus, nesta terça, junto à uma comitiva e outros chefes de países Pan-amazônicos, além de representantes, para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, que vai reunir forças de segurança de estados e países vizinhos no combate ao crime organizado na região.
O destacou que o novo centro policial atenderá a toda a área de fronteira na Amazônia e que será fundamental para combater garimpo ilegal, madeireiros clandestinos e tráfico de armas e drogas. Lula também citou a inauguração da Infovia, projeto de integração digital da Amazônia, que beneficiará estados da Amazônia Legal e que faz parte da agenda na capital amazonense. “A Infovia vai ser uma revolução digital. Sem comunicação, você não consegue desenvolvimento econômico”, afirmou.






