Manaus registra 167 mortes no trânsito de janeiro a agosto de 2025

Manaus registrou 167 mortes no trânsito, entre 1 de janeiro e 1 de setembro deste ano, apontam dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Apesar de significativo, o número representa uma queda de 29% no comparativo com as 236 mortes ocorridas no mesmo período de 2024.

Segundo o IMMU, a redução é resultado direto das ações integradas de fiscalização, educação, tecnologia e melhorias na sinalização e infraestrutura viária.

Ainda de acordo com o levantamento, os atropelamentos passaram de 64 para 58 casos, queda de 9%. Entre motociclistas, que historicamente concentram o maior número de vítimas fatais, a queda foi de 24%, passando de 104 para 79 registros.

As vias que concentram o maior número de vítimas fatais neste ano foram as avenidas José Lindoso e Torquato Tapajós, ambas com nove casos cada, seguidas pela avenida Cosme Ferreira, com oito óbitos, e as avenidas Brasil e Rodrigo Otávio, com seis mortes cada.

Para ampliar a segurança viária, o IMMU intensificou neste ano as operações de fiscalização. Entre janeiro e julho, a operação“Cavalo de Aço”, voltada para motociclistas, realizou mais de duas mil abordagens, resultando em 615 autuações por infrações como ausência de capacete, condução sem habilitação e veículos sem condições de segurança. Mais de 80 motocicletas foram removidas.

LEIA TAMBÉM: Detran registra 268 autuações em três dias em Manaus

Já a operação “Carga Pesada”, que fiscaliza veículos de carga, contabilizou 1.430 abordagens no mesmo período e ultrapassou mil autuações por irregularidades como trafegar na faixa da esquerda em vias como a avenida Ephigênio Salles, pneus desgastados, cargas mal acondicionadas e licenciamento vencido. No total, 70 caminhões foram removidos. Inicialmente concentrada no Distrito Industrial, a operação foi expandida para outras regiões da cidade, ampliando o alcance da fiscalização.

Além das fiscalizações, a prefeitura também reforçou os trabalhos de sinalização viária em diferentes zonas da cidade, garantindo mais segurança a motoristas e pedestres e contribuindo para a redução de acidentes.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou que, apesar da redução, o número de vidas perdidas no trânsito ainda é inaceitável. 

Segundo o IMMU, os resultados alcançados refletem o reforço da presença de agentes de trânsito em pontos estratégicos, da ampliação do monitoramento eletrônico, da melhoria da sinalização viária e das campanhas educativas permanentes que incentivam condutores e pedestres a adotarem uma postura mais responsável no trânsito.

— — —

Foto: Divulgação/IMMU

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!