Servidores do Ibama e da Polícia Civil são atacados por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Sararé

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da CORE/GT3 da Polícia Civil de Goiás foram atacadas, na última semana, por garimpeiros envolvidos com atividade ilegal, durante operação de fiscalização na Terra Indígena (TI) Sararé, no estado de Mato Grosso.

O ataque ocorreu enquanto os agentes realizavam abordagem a veículos utilizados no garimpo ilegal em uma estrada dentro da TI. Durante a ação, uma caminhonete do garimpo ilegal avançou contra os servidores, que reagiram à investida. Um dos ocupantes do veículo foi atingido por disparo de arma de fogo.

Foto do avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena.jpg

O avanço do garimpo ilegal na Terra Indígena – Foto: Fiscalização/Ibama

Os primeiros socorros foram prestados de imediato pela equipe do Ibama no local. O ferido foi levado no helicóptero do Ibama até o município de Pontes e Lacerda (MT), onde foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar.

LEIA TAMBÉM: PF destrói minas subterrâneas de garimpo ilegal no Amazonas

Com uma área de 67 mil hectares e habitada por grupos indígenas da etnia Nambiquara, a TI Sararé está entre as mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil. Estima-se que aproximadamente 2 mil hectares tenham sido devastados pela exploração ilegal de ouro, impulsionada por organizações criminosas armadas que atuam na região.

Desde 2023, o Ibama vem intensificando as ações de repressão à atividade ilegal. Mais de 300 escavadeiras utilizadas no garimpo foram apreendidas e destruídas, além de motores e outros equipamentos.

A operação conta com o apoio do Grupo Tático 3 (GT3) da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Goiás e integra um esforço de diversos órgãos públicos, conforme determinação da Justiça Federal, para contenção das atividades garimpeiras ilegais no território.

*Com informações do Ibama

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!