Manaus se prepara para sediar, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, a 10ª edição do #SouManaus Passo a Paço, festival gratuito de artes integradas. Neste ano, o evento traz nomes consagrados da música nacional e valoriza a produção artística regional em uma estrutura que ocupará 63 mil metros quadrados do Centro Histórico da capital amazonense.
Durante o lançamento oficial do #SouManaus Passo a Paço, na última quarta-feira (9), no mirante Lúcia Almeida, o prefeito David Almeida anunciou 17 das 19 atrações nacionais que comandarão os seis palcos principais do evento: Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda.
“Conseguimos fechar com 18 patrocinadores e negociamos com mais seis”, afirmou o prefeito.
Atrações nacionais confirmadas
O line-up do #SouManaus Passo a Paço contempla artistas de diferentes vertentes musicais, com shows voltados a públicos diversos. A programação terá início no dia 5 de setembro. No palco Alfândega, o segmento gospel estará representado pelos cantores Alessandro Campos e Fernandinho. Já o palco Malcher será dominado por grandes nomes da música popular brasileira, com apresentações de Joelma, Simone Mendes e Bruno & Marrone.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Teatro acontece em agosto em Manaus com atrações gratuitas e musical sobre Rita Lee
No segundo dia de evento, 6 de setembro, o palco Alfândega recebe o rap e o hip hop de BK, Xamã e do coletivo Poesia Acústica. O forró e o arrocha ganham espaço no palco Malcher, com Calcinha Preta, Pablo do Arrocha e a estrela Ivete Sangalo, que retorna a Manaus como uma das atrações mais esperadas.
Encerrando a programação nacional, no dia 7 de setembro, sobem ao palco Alfândega os veteranos da banda Paralamas do Sucesso e o funkeiro MC Livinho. No palco Malcher, a festa continua com Gusttavo Lima, Dubdogz, Ludmilla e Xand Avião, misturando sertanejo, música eletrônica e funk.
A participação desses artistas se soma ao protagonismo local, com mais de 2 mil artistas regionais e grupos culturais do Amazonas distribuídos pelos demais palcos do festival.
Acesso gratuito e troca por alimentos
Como nas edições anteriores, o acesso ao festival será gratuito. A retirada dos ingressos ocorrerá mediante a troca por alimentos não perecíveis, com detalhes que serão divulgados em breve no site oficial do evento. A medida tem caráter social, reforçando o compromisso do festival com a solidariedade.
Legado e impacto sociocultural
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, enfatizou o papel do #SouManaus como política pública de cultura. “Esta edição celebra uma década de conquistas. Em 2024, batemos recorde de público e arrecadação. Em 2025, teremos oficinas, ações formativas e experiências inclusivas que transformam vidas”, disse.
As oficinas de capacitação profissional em moda, gastronomia e produção cultural terão nomes de peso, como o produtor Maurício Duarte, o estilista Marcelo Flores e o chef francês Barsolea, em parceria com o Sebrae.
A expectativa é que o festival gere entre 8 mil e 9 mil empregos diretos e indiretos, movimentando os setores da economia criativa, do turismo e dos transportes.