Helicóptero com cinco pessoas cai durante missão aeromédica na Terra Yanomami, em Roraima

Ocorrência foi registrada na tarde de segunda-feira (7), na região do Surucucu, em Roraima. Não houve vítimas fatais, segundo informações preliminares.

Um helicóptero da Voare Táxi Aéreo sofreu um acidente na tarde da última segunda-feira, 7 de julho, por volta das 16h30, enquanto realizava uma missão de atendimento aeromédico na região do Surucucu, localizada na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A aeronave envolvida é um modelo Esquilo B2, de prefixo PP-IVO, e transportava cinco ocupantes no momento da ocorrência.

LEIA TAMBÉM: Acidente com avião da TAM completa 15 anos sem condenações

De acordo com nota divulgada pela empresa, em seu perfil em uma rede social, e assinada pelo responsável Renildo Evangelista Lima, não houve vítimas fatais durante a queda. A Voare informou, ainda, que os órgãos competentes foram acionados para realizar o resgate, mas, condições meteorológicas adversas impediram a conclusão da primeira tentativa. Na última segunda-feira, Roraima enfrentou fortes chuvas e a expectativa era de que elas se prolongassem nesta terça. As operações de resgate foram programadas retomadas na manhã de hoje.

As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pelas autoridades responsáveis, conforme prevê a legislação aeronáutica vigente. A Voare declarou que está à disposição para colaborar integralmente com o processo de apuração dos fatos.

A empresa afirmou, ainda, que novas informações serão divulgadas oportunamente, à medida que houver atualizações oficiais sobre o caso. Até o momento, não foram divulgados os nomes dos ocupantes da aeronave nem detalhes sobre o estado de saúde das vítimas.

Terra indígena

A Terra Indígena Yanomami, onde ocorreu o acidente, é uma das regiões mais isoladas da Amazônia e tem sido foco de atenção nacional e internacional devido à crise humanitária provocada pelo garimpo ilegal e à precariedade no atendimento à saúde das populações indígenas. O uso de aeronaves é essencial para garantir acesso às comunidades mais distantes.

Operações aeromédicas fazem parte dos esforços logísticos de apoio à saúde indígena, frequentemente realizadas com apoio de forças governamentais e empresas contratadas para transporte aéreo especializado.

As investigações ficarão a cargo das autoridades como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), responsável por apurar as circunstâncias do ocorrido.

A reportagem segue acompanhando o caso para novas informações.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!