Justiça mantém pagamento em dinheiro nos ônibus de Manaus

O juiz Ronnie Stone, da 1.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, restabeleceu, nesta terça-feira (2/7), os efeitos da liminar que autoriza o pagamento em dinheiro da tarifa no transporte coletivo da capital. A medida suspende a cláusula sexta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a implantação exclusiva do pagamento eletrônico nas passagens de ônibus.

A decisão foi tomada no âmbito do processo nº 0168767-49.2025.8.04.1000, movido pelo vereador Rodrigo Guedes. No pedido, o parlamentar solicitou a inclusão do Estado do Amazonas e do Ministério Público do Estado (MPAM) no polo passivo da ação, uma vez que ambos assinaram o TAC por meio da 81.ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon) e da 61.ª Promotoria de Justiça e Controle Externo da Atividade Policial (Proceap).

LEIA TAMBÉM: Juíza suspende reajuste na tarifa do transporte coletivo de Manaus

Impactos sociais e legais

O Ministério Público informou que o TAC foi reavaliado em reunião institucional no dia 24 de junho. Na ocasião, reconheceu-se a existência de questões sociais e legais que ainda carecem de análise, como a permanência da função de cobrador de ônibus.

Segundo o magistrado, a medida extrajudicial ignorou impactos relevantes, como o risco de desemprego entre os cobradores e a falta de um cronograma claro para orientar a população sobre a mudança no formato de pagamento.

“Os efeitos provocados pelo TAC podem contrariar a legislação municipal vigente, especialmente no que se refere à substituição dos profissionais que atuam como cobradores”, destacou o juiz na decisão.

Processo suspenso por 90 dias

A decisão determina ainda a suspensão do processo por 90 dias, a contar da intimação do Estado do Amazonas, para que os envolvidos possam avaliar os impactos do TAC e possíveis ajustes em seu conteúdo.

Com a liminar restabelecida, os usuários do transporte coletivo em Manaus continuam podendo pagar a passagem em dinheiro — prática amplamente adotada por parte da população, especialmente nas áreas periféricas da cidade.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!