O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que as equipes de busca localizaram, na noite de domingo (19/01), os corpos de um homem e uma criança do sexo feminino, vítimas de um deslizamento de terra, ocorrido no mesmo dia, que atingiu duas casas no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). O deslizamento ocorre dias após a divulgação de que a capital amazonense é a líder em alertas de desastres naturais no brasil. Foram 50 alertas emitidos só em 2024.
Além das duas vítimas fatais localizadas ainda na noite de domingo, outras três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para unidades hospitalares da capital. Desde o acionamento para a ocorrência, por volta das 11h20 do domingo, as equipes de bombeiros iniciaram os trabalhos de busca e resgate.
Ao todo, 58 bombeiros atuaram no local. Além disso, também trabalharam em conjunto agentes da Defesa Civil, Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Na primeira residência atingida, uma pessoa foi socorrida e levada ao hospital. Na segunda casa, com quatro moradores, duas pessoas foram resgatadas com vida.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até as 14h de domingo, quatro vítimas foram atendidas em unidades da rede pública. Uma paciente, de 13 anos, foi atendida no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, passou por consulta e exames, e recebeu alta médica. No Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) José Lins, um menino, de 6 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, onde segue internado. Um paciente, de 19 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde está realizando exames. Outro paciente, de 16 anos, também está sendo atendido no HPS 28 de Agosto.
A Defesa Civil do Estado permanece no local, oferecendo suporte e monitoramento contínuo para garantir a segurança da população. De acordo com o órgão, o volume de chuva registrado pelo pluviômetro da região atingiu 60,09 milímetros durante a madrugada.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou aos órgãos da estrutura do Estado o apoio às famílias atingidas pela tragédia. O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto oficial de dois dias na capital.
Fotos: Arthur Castro/ Secom