O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 79, foi internado e passou por uma cirurgia craniana de urgência, no Hospital Sírio-Libanês, na madrugada desta terça-feira, 10, após apresentar um quadro de hemorragia cerebral.
LEIA TAMBÉM: Lula continua estável e bem, informa boletim médico
Segundo informações divulgadas pelo perfil de Lula em uma rede social, o presidente sentiu fortes dores de cabeça e foi hospitalizado em uma unidade de saúde em Brasília. Em seguida, foi transferido ao Sírio-Libanês, em São Paulo, para a cirurgia de drenagem cerebral.
Após o procedimento de craniotomia, ele foi encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ser monitorado.
O hematoma drenado nesta nesta terça-feira foi identificado a partir de exame de ressonância magnética. Existe a possibilidade de a alteração ter relação com o incidente de outubro.
Uma coletiva de imprensa deve ocorrer pela manhã para falar do estado de saúde do presidente do Brasil.
O quadro ocorre quase dois meses após o presidente sofrer uma queda no banheiro que resultou em um traumatismo craniano. O episódio , que ocorreu em 19 de outubro, levou Lula a suspender compromissos oficiais para tratamento e observação.
O incidente ocorreu quando Lula se desequilibrou e caiu de um banco no banheiro quando cortava as unhas dos pés. Ele bateu a região da nuca e teve um corte na cabeça que necessitou de pontos. À época, Lula ficou internado e, em seguida, declarou que considerou o acidente grave.
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil