Lula se reunirá com prefeitos do Amazonas para tratar da estiagem

No dia 10 de setembro de 2024, terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visita a comunidade Santo Antônio, em Tefé, e logo depois, se reúne com prefeitos do Amazonas, para tratar de temas relativos à estiagem, que avança e levou diversas localidades à situação de emergência no Estado.

A agenda do presidente Lula foi confirmada pelo Governo do Amazonas e inclui, ainda, a cerimônia de Anúncio de Medidas de Combate à Seca na Amazônia, na Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Além da estiagem, o estado tem sofrido com o aumento do número de queimadas, cuja fumaça avançou sobre a capital e algumas cidades do interior, comprometendo a qualidade do ar.

LEIA TAMBÉM: Amazônia registra o maior número de queimadas em 19 anos, com 100% de aumento nos focos de incêndios

A situação foi agravada no último mês. O Amazonas registrou aumento de 95% nos focos de queimadas, no acumulado do ano (janeiro a agosto), conforme dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), alcançando a marca de 15.235 registros. Os dados são coletados via satélite.

O fenômeno também se arrasta por outros estados da Amazônia. De acordo com o INPE, o bioma registrou aumento de 100% no número de focos de queimadas, de janeiro a agosto, no comparativo com o ano anterior. Foram contabilizados em 2024, 63.189 focos.

Política

O PT, partido do presidente Lula, lançou candidato próprio à Prefeitura de Manaus. Ainda não há confirmação se haverá uma agenda específica da comitiva presidencial, junto ao ex-deputado federal e candidato ao Executivo Municipal, Marcelo Ramos.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!