Manaus, 28 de fevereiro de 2024

Henrique dos Santos Pereira é nomeado novo diretor do Inpa

O professor Henrique dos Santos Pereira assumirá o cargo de novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Inpa/MCTI) e uma das principais instituições científicas sobre a Amazônia. A nomeação foi publicada na última quinta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU). 

Pereira é professor titular do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e assessor especial de Relações Internacionais. Tem experiência em gestão de órgão como superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no período de 2003 a 2009.

A escolha de Pereira se deu a partir de processo de seleção para diretor do Inpa conduzida por uma Comissão de Busca, nomeada pelo MCTI, que envia uma lista tríplice para a ministra indicar o escolhido. Além de Pereira, participaram da seleção o pesquisador do Inpa Carlos Cleomir Pinheiro e o pesquisador aposentado e gerente científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA/Inpa) Bruce Forsberg.

Esta foi a segunda vez que Henrique participou do processo. Na seleção anterior, em 2018, a pesquisadora Antonia Franco foi nomeada diretora.

Ainda não há uma data definida para a posse de Henrique, que ocorrerá após a publicação da portaria de cessão, já que o professor é servidor da Ufam. Até a posse, a coordenadora-geral de Planejamento, Administração e Gestão e diretora substituta, a pesquisadora Hillandia Brandão, fica à frente da gestão do Inpa. Nos demais cargos e funções não houve alteração, por enquanto. 

Minibio

Henrique dos Santos Pereira é agrônomo, com mestrado em Ecologia pelo Inpa e doutorado em Ecologia na Pennsilvania State University. Tem experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos temas sobre gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais. É docente e pesquisador convidado do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP/Inpa) e docente convidado da Universidade de Cabo Verde, além de membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA).

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!