Geraldo Alckmin e comitiva de ministros  visitam o Amazonas nesta quarta-feira para avaliar impactos da estiagem e das queimadas

O vice-presidente eleito e coordenador-geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin, fala à imprensa na sede da Gabinete de Transição de Governo, no CCBB, em Brasília.

Nesta quarta-feira (04/10), o governador Wilson Lima recebe o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e comitiva de ministros para apresentar plano de ação da Operação Estiagem 2023. A vazante que tem atraído a atenção das autoridades já é considerada a pior em uma década no Estado.

O Governo Federal vai destinar R$ 138 milhões para dragagens nos rios Solimões e Madeira, como parte das medidas de enfrentamento à seca no Estado. Uma delas nem um trecho de oito quilômetros no rio Solimões, entre Benjamin Constant e Tabatinga. A outra, de 12 quilômetros, será na foz do rio Madeira.

Eles farão um sobrevoo na região para analisar de perto a estiagem em Manaus e Região Metropolitana e também tratarão de questões relacionadas às queimadas na região.

A vazante de 2023 já colocou 24 municípios, incluindo Manaus, em situação de emergência . O Governo do Amazonas acredita que até o fim do período de vazante, que deve durar mais alguns meses, cerca de 500 mil pessoas sejam afetadas diretamente no Estado.

Entre os ministros confirmados para a visita, está Marina Silva, titular da pasta de meio ambiente.

Um plano de ação deve ser apresentado após a visita, de forma a minimizar os impactos da seca e combater crimes ambientais como os focos de queimada .

Atualmente, o Governo do Amazonas conta com o apoio de brigadistas do Ibama e aviões da Marinha para reduzir os focos de queimada, que tem causado prejuízos ambientais e também à saúde dos amazonenses, tendo em vista que nas últimas semanas, Manaus e algumas cidades do interior foram encobertas por fumaça .

Outro assunto que constará na pauta será o desbarrancamento em Beruri, há alguns dias, que apagou do mapa uma vila inteira, deixando dois mortos e pelo menos 200 desabrigados. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!