Quinta maior legenda em número de filiados no Amazonas, PP vai para as mãos de Wilson Lima
O delegado de Polícia Civil Rodrigo Sá, que atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente do Detran-AM, foi eleito, na última quinta-feira, 16, presidente do PP (Progressistas), no Amazonas, deixando claro o apoio político da legenda ao governador Wilson Lima para uma eventual indicação à Prefeitura de Manaus, nas eleições municipais do próximo ano. O PP é a quinta maior legenda do Estado em número de filiados, somando, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 15 mil adesões, até fevereiro deste ano.
Nacionalmente, a sigla é comandada pelo senador Ciro Nogueira. Com a eleição de Sá ao cargo, David Almeida, candidato natural
à reeleição, já que está em seu primeiro mandato como prefeito de Manaus, perde um importante aliado na corrida para manter-se na chefia do Executivo Municipal. Por outro lado, a entrada do delegado na direção do partido evidencia o início das articulações para a composição das alianças que fortalecerão as chapas na disputa.
Wilson Lima é filiado ao União Brasil, fundado em outubro de 2021, com o propósito de apoiar a reeleição do então candidato à reeleição à Presidência da República, Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas por Lula (PT), ano passado.
No Amazonas, o União tem reuniu, em pouco mais de um ano de criação, mais de 12,7 mil filiados e figura entre as sete legendas, de um universo de 30 siglas registradas, com as maiores adesões.
A legenda com o maior número de filiados atualmente no Estado é o PT (22.533), seguida do Republicanos (21.258).