Novo deslizamento de terra em Manaus faz com que moradores sejam retirados de área de risco

Um novo deslizamento de terra em Manaus, dessa vez no conjunto Boas Novas, bairro Cidade Nova, zona Norte, foi registrado na noite de ontem, 14, e levou à interdição da área e retirada dos moradores do local pela Defesa Civil do Município. Os trabalhos ocorreram até a madrugada desta quarta-feira, 15.

Segundo moradores, os deslizamentos na área vêm ocorrendo há um ano, aproximadamente. Em abril de 2022, a área chegou a ser interditada e um processo de desapropriação foi iniciado junto à Prefeitura de Manaus, sem retorno.

Após esse período, o terreno foi cedendo aos poucos, por conta da água represada na parte superior do barranco, durante as chuvas.

Apesar da retirada de moradores do conjunto, os pertences continuam nas residências e moradores aguardam a chegada de homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-A), para auxiliar na remoção dos móveis e eletrodomésticos.

No último domingo, um barrando deslizou no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, deixando 11 soterrados e 8 mortos, sendo quatro crianças. O prefeito de Manaus esteve reunido, ontem, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar da liberação de recursos para infraestrutura e combate a erosões e, segundo a Prefeitura de Manaus, recebeu a garantia de que a verba chegará à capital.

Manaus tem mais de 1600 áreas de risco e mais de 70 mil pessoas habitando esses locais.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que a Defesa Civil retornou ao local da ocorrência registrada na noite do dia 15/3, e junto com a equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semseg) , está levando um caminhão baú para auxiliar as famílias que tiveram suas casas interditadas, na remoção dos seus pertences.

As famílias que não têm para onde ir estão sendo levadas a um abrigo no bairro Manoa, até que seja liberado o auxílio aluguel, mas a maior parte das pessoas já estão abrigadas na casa de familiares, até sair o benefício. Até o momento, 11 casas estão interditadas e 13 famílias foram cadastradas e serão incluídas no auxílio aluguel. O barranco possui uma altura de aproximadamente 30 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *