Oito pessoas morrem após deslizamento de terra em Manaus

Pelo menos oito pessoas morreram na noite do último domingo, 12, após um deslizamento de terra na comunidade nova floresta, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, após deslizamento de terra que atingiu pelo menos 11 casas. A tragédia ocorreu em um dia de forte chuva na capital. Uma força-tarefa formada por quase 40 homens do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas, Defesa Civil Municipal e também Estadual, Polícia Militar, entre outros órgãos, atuou na noite e madrugada no loca. As buscas continuam.

Entre as vítimas, estão quatro adultos e quatro crianças. O corpo de uma mulher foi encontrado soterrado, abraçado ao do filho. Apesar da chuva, que durou a manhã inteira e quase todo o período da tarde, o prefeito David Almeida informou que não houve ocorrências naquela área. Ao todo, a cidade registrou 120 chamados no período.

As buscas tiveram início logo após o deslizamento, em uma área de risco, por moradores do loca, que tentavam localizar moradores. Por volta de meia-noite, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, estiveram no local.

Em nota, o Governo do Amazonas informou que nesse primeiro momento, equipes do Estado e Prefeitura trabalham para identificar e resgatar os desaparecidas. O Governo do Amazonas também vai atuar na área prestando assistência aos moradores que perderam bens materiais com a tragédia. Bombeiros e Defesa Civil trabalham para identificar a quantidade de residências atingidas.

Equipes da Secretária de Segurança Pública, Secretaria de Assistência Social e Polícia Militar também trabalham no local prestando assistência aos moradores afetados pelo deslizamento. Hospitais da rede estadual de Saúde também estão de prontidão para receber possíveis feridos.

O prefeito David Almeida acompanha, nesta segunda-feira, os trabalhos de resgate. Hoje, o chefe do Executivo falará sobre a busca de recursos junto ao Governo Federal para intensificar os trabalhos voltados às áreas de cirsco na cidade. Ele tem uma reunião agendada com o presidente Lula para os próximos dias, para tratar de temas de interesse da capital.

Os corpos das vítimas fatais resgatados na área de deslizamento, foram removidos ao IML (Instituto Médico Legal) para identificação e ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atuam para prestar atendimento a eventuais feridos que sejam localizados com vida.

Áreas de risco

Cerca de 66 mil pessoas vivem em áreas de alto ou muito alto risco em Manaus, de acordo com o Mapa das Áreas de Risco Geológico da Zona Urbana de Manaus, um estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), em parceria com a Defesa Civil do município.

Foram apontadas áreas em 1.600 setores classificados em quatro graus de risco: baixo, médio, alto e muito alto. Juntos, esses locais apresentam mais de 52 mil imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *