Mais de 130 imóveis em área de risco são interditados em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação a Cidade (CCC), informa que, até às 17h desta segunda-feira, 13/3, o Comitê de Gestão de Crise interditou mais de 130 imóveis da área atingida por um deslizamento de barranco no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que resultou em oito mortes no último domingo.

Os moradores deverão ser encaminhados para a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para serem inseridos no Auxílio Aluguel.

Pelo menos 13 órgãos estaduais e municipais estão atuando em conjunto em uma força-tarefa que iniciou com a busca pelos desaparecidos no soterramento que destruiu 20 casas.

De acordo com os órgãos integrados, foram contabilizadas mais de 100 residências na área do deslizamento que serão demolidas após a remoção total dos moradores e pertences. Além das famílias impactadas pelo deslizamento, a Defesa Civil do município, em conjunto com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está vistoriando as casas do alto do barranco, localizadas nas ruas Topázio e Talismã e que também se encontram em área de risco. Neste local, 30 imóveis já foram interditados.

O Comitê de Gestão de Crise continuará ativo até que o status da cidade esteja normalizado e a ocorrência concluída.

IML identifica vítimas

O Instituto Médico Legal (IML) identificou, nesta segunda-feira (13/03), as oito vítimas do deslizamento de terra, ocorrido no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, na noite de domingo (12/03).

As vítimas são: Clebson Nunes Barbosa, Kaleb Mendes Nunes, Jucicleia Barbosa da Silva, Eloísa de Lima Referino, Rosmig Yelena Salazar, Dainelson Rosniel Alvarado Salazar, Ilan Yoan Franco Colares, Israel Jonniel Franco.

Os corpos já estão liberados para que os familiares façam o acolhimento. O IML, também, está disponibilizando apoio psicossocial e disponibilizando espaço ao SOS Funeral para acolhimento às famílias.

Ainda no domingo, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou oito corpos de vítimas que foram encontradas entre os escombros, após o deslizamento ocorrido na rua Pingo D’agua, no Jorge Teixeira.

De forma imediata, o governador Wilson Lima mobilizou as forças do Estado para atuar de forma emergencial em apoio aos órgãos da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).

Durante toda esta segunda-feira, o trabalho de escavação foi realizado com apoio de maquinário. O Corpo de Bombeiros informou, ainda, que no domingo recebeu de familiares a notificação de oito pessoas desaparecidas, que foram resgatadas ainda na madrugada e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), onde foram identificadas.

Foto: Clóvis Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *