Apelo pelo combate ao garimpo ilegal chega ao Oscar 2023, com a entrega de estatuetas de madeira de divindade Yanomami a indicados
Uma estátua de madeira da divindade Yanomami Omama foi entregue a 20 indicados ao Oscar 2023, como parte de uma campanha contra a extração ilegal de ouro na Amazônia, denominada ‘O preço do ouro’ (The cost of gold).
A iniciativa é da agência DM9 e da Urihi Associação Yanomami e tem por objetivo conscientizar celebridades de Hollywood a usarem sua influência global para auxiliar na causa Yanomami.
Para os povos Yanomami, Omama é a divindade responsável pela criação do ser humano. A crise humanitária vivida pelos Yanomami no Brasil ganhou repercução nacional e internacional.
A ideia da campanha é mostrar os impactos do garimpos ilegalmente Paraná extração do ouro na Amazônia .
A campanha também inclui um filme, em que o presidente da Urihi, Júnior Hekurari Yanomami, fala, em sua língua nativa, dos malefícios do garimpos ilegal. O filme traz a mensagem que o ouro, utilizado ao longo dos anos como um dos símbolos do Oscar (a partir da estatueta entregue aos vencedores), vem causando a morte de seu povo.
A ideia é provocar uma mudança global em torno da cultura do ouro, a partir dos influenciadores do universo de Hollywood.
A 95a edição do aços-carbonos ocorre neste domingo, 12.